PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

segunda-feira, 9 de março de 2015

TENDAS LITERÁRIAS 2ª EDIÇÃO: OFICINA DE POESIA

Na Oficina de Poesia do Projeto Tendas Literárias desse domingo tivemos a atividade POESIA NA BANDEJA, onde foram distribuídos cerca de 400 fragmentos de poesias ao público presente na área de lazer localizada no entorno do Parque do Ingá

Como atividade oferecemos ainda as SACOLAS DE POETAS: Foram expostas na Tenda cerca de 40 sacolas, cada uma contendo na parte externa a foto do poeta (clássico ou contemporâneo). Através de pesquisa cuidadosa, selecionamos poetas que tiveram contribuições expressivas na Poesia Infantil e Infantojuvenil. No interior das sacolas havia ainda a biografia de cada poeta, dois a 5 poemas selecionados (de acordo com a faixa etária do projeto) e 2 a 5 atividades pedagógicas relacionadas às poesias escolhidas, preparadas previamente. As sacolas, fixadas em locais de fácil acesso, estavam à disposição das crianças/adolescentes, para que escolhessem os poetas que gostariam de trabalhar e/ou conhecer.

Nesta manhã de domingo foram escolhidas as sacolas dos poetas Vinicius de Moraes, José Carlos Paes, Pedro Bandeira e Ruth Rocha. Antes de ler os poemas, as crianças observaram as fotos e tomaram conhecimento dos autores, por meio de informações breves de suas biografias. Depois de lerem e explorarem as imagens das sacolas, as crianças foram para as mesinhas, onde receberam folhas impressas e todo o material necessário para realizarem as atividades. 

Na Oficina de Poesia de hoje tivemos também o VARAL DE CORDEL, onde foram expostos 25 livretos dessa modalidade de poesia popular sobre os mais diversos temas. No Paraná, a cultura do cordel não é muito conhecida e divulgar essa arte e sua importância dentro da poesia foi nosso objetivo principal. No outro projeto de minha autoria "Toró Literário", também contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, a arte do cordel será trabalhada com mais profundidade.  

Poesia na bandeja
Crianças escolhem sacola contendo poemas de Ruth Rocha

Criança realiza atividade sobre o poema As Borboletas, de Vinicius de Moraes

Crianças ouvem o relato da biografia de Ruth Rocha
Os adultos leram poesias para as crianças. Lindo!

Eu, lendo poesias de Ruth Rocha para o interessado leitor!

Mãe e filhos posam para foto na Oficina de Poesia
Esta criança escolheu a sacola de Pedro Bandeira.

Apresentar Vinicius a uma criança: presente dos deuses!
Eu e Ruth Rocha, boa companhia para os pequenos!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...