PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

terça-feira, 3 de junho de 2014

JORNAL O DUQUE: VALORIZE A ARTE REGIONAL!

A nota no Jornal Cultural O Duque

Em 2012, numa postagem deste blog, eu me manifestei contra um tipo de "jornalismo cultural" cuja abordagem considero superficial e que se ocupa apenas em divulgar shows, eventos culturais, atividades artísticas, horóscopo e entretenimento. Não sou formada em jornalismo, mas sei que jornalismo cultural não se resume a isso. Dois anos depois, essa moçada do Jornal O Duque veio para provar que fazer jornalismo cultural de qualidade em Maringá é possível. 

Em sua sétima edição, o jornal - que também está disponível online - hoje destacou em nota o meu trabalho. Mas não foi uma nota superficial. Houve a preocupação de traçar, mesmo que rapidamente, um perfil das minhas influências, da minha origem, o contato que tive com a cultura nordestina através de meus pais, o início deste blog e a recente premiação no Top Blog Brasil. 

Gostei demais! A nota saiu perfeita, mas o que mais me tocou foi ler lá embaixo: VALORIZE A ARTE REGIONAL. E quando digo isso, não é porque o meu trabalho está em destaque. A arte regional é ampla, abrangente. Eu sou um "tiquinho" dela! Tem muita gente boa, muita gente nossa esperando por uma oportunidade!

Eu mesma conheço escritora em Maringá que está no 8º livro e da qual nunca se ouviu falar! Não está na Academia de Letras, não participa da Semana do Escritor no SESC, não é conhecida no meio, muito menos convidada para eventos. No entanto ela escreve, ilustra, edita e vende seus livros. Talento a toda prova! Inconformada, daqui para a frente, assumi o compromisso de levá-la à tiracolo em todos os eventos que participar! 

O Duque, cujo nome homenageia Jorge Duque Estrada, o primeiro escritor que se viu passar por essas bandas (autor de Terra Crua), tem pinta de que veio para ficar e com certeza, talentos como a escritora que citei, não ficarão mais no anonimato. Desejo muito ver esse time de artistas mostrando caras novas à cada edição, porque aqui em Maringá (agora sim!) tem gente que valoriza a cultura regional!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...