PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

sábado, 22 de março de 2014

USO DO "MAS" E "MAIS"

NÃO SOU PATRÍCIA, MAS SOU POETA


O português é um idioma muito rico, mas na hora de escrever, muitas vezes nos confundimos. Foi num desses momentos de distração que registrei errado a URL do blog. 

Ao escolher o nome do blog, minha intenção era deixar claro que “Não sou Patricia” (a jornalista) porém sou poeta.  A frase evidencia a oposição de ideias.


O uso do mas e mais, (dois parônimos), da mesma forma que me causaram dúvidas, podem causar dúvidas em mais pessoas. Por isso, esclarecer nunca é demais. 

MAS – Conjunção Coordenada Adversativa, momentos onde existe uma oposição – ideias contrárias.

Exemplos: 
Minha mãe fez um bolo ontem, mas não pude comê-lo. 
João lia histórias, mas nunca escreveu uma. 
Harry Potter era bruxo, mas seus tios nunca contaram. 

Logo, mas é sinônimo de porém, contudo, entretanto, todavia... 


MAIS – Advérbio que designa soma, aumento ou grandeza. 

Exemplos: 
Quando estava na casa de Pedro pedi mais um pedaço de bolo. 
Por favor, me dê mais uma chance. 
Freddie Mercury voltará mais uma vez para os holofotes dos palcos. 

Logo, podemos finalizar dizendo que usamos o mais quando nos referimos à quantidade e mas quando mencionamos numa frase ideias opostas.

OBS: Em relação ao erro na URL do blog, alterei a configuração e corrigi, mas tive que voltar a usá-la com o erro, uma vez que as postagens estão registradas no Google com o "mais" e mudando a configuração, eu impediria o acesso à elas. Diante disso,optei por fazer o esclarecimento por aqui e continuar usando a URL com o registro inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...