PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

domingo, 12 de abril de 2015

TORÓ NO PARQUE DAS PALMEIRAS


No dia  09/04 estivemos na Biblioteca Municipal Profª Maria Aparecida Cunha Soares, do Parque das Palmeiras, dando continuidade à programação do Projeto TORÓ Literário.

Atendemos um grupo de crianças com idades variadas, mas isso não foi problema, pois além da experiência pessoal das instrutoras, o Projeto TENDAS Literárias tem nos capacitado a cada domingo, pois lá a heterogeneidade é a tônica do projeto: espaço aberto, público flutuante, idades variadas. Quem chega, independente da idade, é atendido e tem sempre algo para ler ou fazer. 

E assim fizemos no Toró Literário. Adaptamos algumas atividade e substituímos outras. No final, atingimos nossos objetivos e as crianças saíram satisfeitas. 

Eu e Vera nos apresentamos, contamos um pouco da nossa história e de como a literatura entrou em nossas vidas. Depois, declamei uma parlenda e enquanto declamava as crianças rodavam os livros, passando de mão em mão, acompanhando o ritmo.  Quando eu dissesse “parou” a criança deveria permanecer com o livro que estivesse na mão ou com o livro que estivesse mais próximo dela. 

Muitas crianças se atrapalharam e não seguiram o ritmo, o que fez com que eu repetisse a prova, até conseguirem. Após, tiveram tempo suficiente para manusear, observar as ilustrações e realizar a leitura dos livros. Fizeram então um desenho sobre o livro lido. 

Em seguida a escritora Vera Margutti contou duas histórias: “O amigo do Rei” de Ruth Rocha e “Cadê o juízo do menino?”de Tino Freitas. As crianças amaram as contações! 

E assim nos despedimos, prometendo voltar no dia 17/04!

O Projeto Toró Literário é custeado pela PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ / SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA e é produzido com verba de Incentivo à Cultura através da Lei Municipal 9160/2012 - Prêmio Aniceto Matti.

Manuseio/leitura de livros de literatura infantil

A escritora Vera Margutti fala sobre o seu trabalho

O projeto proporciona o contato direto escritor/leitor

As idealizadoras e o banner do projeto

Momento da leitura

Eu, Denise Matos responsável pela biblioteca e Vera Margutti

Contação de história

Contação de história

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...