PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

domingo, 12 de abril de 2015

TORÓ NA BENTO MUNHOZ!

E o Projeto TORÓ Literário esteve na ultima sexta-feira, dia 10/04, na Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto, no Novo Centro. Pela manhã alunos da Escola Municipal Fernão Dias acompanhados dos professores e da diretora da escola, assistiram a Oficina de Ilustração ministrada pela escritora e ilustradora Maria Cristina Vieira. Após a fala da Cris, os alunos receberam livretos em branco nos quais criaram histórias e ilustraram. 

No período da tarde foi a vez dos alunos da Escola Municipal Benedita Natália de Souza (Santa Felicidade) participarem da Oficina, onde realizaram as atividades de 01 a 04 previstas no projeto. As crianças realizaram a roda de livros ao ritmo de parlendas. Depois leram, observaram as ilustrações e desenharam sobre o que mais gostaram dos livros. Na sequência, escolheram o "Livro do Dia". 

Dentre 30 livros de autores nacionais, as crianças indicaram os três livros que mais gostaram. Essas indicações nos surpreenderam! Os três melhores livros que as crianças indicaram foram de autores maringaenses! O livro "Lampifanti" de Roberth Fabris foi o mais votado, seguido da Franguinha Riscadinha da amiga e parceira Vera Lucia Fávero Margutti e em 3º lugar foi escolhido pelas crianças como um dos melhores, o livro "O Mosquito Perigoso" de Maria Cristina Vieira. Parabéns aos autores de literatura infantojuvenil de Maringá! 

Em seguida as crianças realizaram uma atividade para trabalhar rimas. Um envelope contendo várias palavras foi passando de mão em mão, enquanto a instrutora cantava "Escravos de Jó". Ao parar a música, quem estivesse com o envelope teria que sortear uma palavra de dentro do mesmo e dizer outra palavra que rimasse com ela. O grupo de alunos confirmava se a rima estava certa e complementavam dizendo outras palavras que rimassem com a palavra escolhida. Repetiu-se a atividade até sortearmos 05 palavras e delas extrairmos rimas tanto do individuais quanto grupais.A tarde foi encerrada com duas contações de histórias: Cadê o Juízo do Menino e Franguinha Riscadinha.  

O Projeto Toró Literário é custeado pela PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ / SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA e é produzido com verba de Incentivo à Cultura através da Lei Municipal 9160/2012 - Prêmio Aniceto Matti.





Banner de identificação do Projeto


A ilustradora Maria Cristina Vieira fala sobre seu trabalho

Alunos são os autores e ilustradores de pequenos livretos

Livretos produzidos pelos alunos

Mais livretos

Peixinho feito de luva pela ilustradora

A escritora Vera fala sobre seu trabalho

Contação de Histórias por Vera Margutti




.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...