PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

segunda-feira, 23 de março de 2015

TENDA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - 22/03/2015

E a Tenda de Contação de Histórias mais uma vez foi a campeã de visitantes no domingo! Também, não é fácil para a poesia ganhar essa parada! A cada domingo as contadoras se superam!  

Vera Margutti veio à caráter e deu show na contação de um dos clássicos contos dos Irmãos Grimm "Branca de Neve e os Sete Anões". Teve até que repetir a dose, contando duas vezes a mesma história, no início e final da manhã. Pais acompanhados de seus filhos e que perderam a primeira apresentação (9h), esperaram pacientemente até a segunda edição, que ocorreu às 11h30m. Muitos aplausos de pais e crianças, nas duas edições! Clássico é clássico e a criançada adora!

A segunda contação de história foi feita por Vera Margutti, utilizando o livro "O amigo do Rei" de Ruth Rocha. É importante que as crianças percebam que as histórias estão nos livros e que eles também podem, à partir da leitura, ter acesso à elas. 

Depois foi a vez da escritora Cássia Brewer encantar a criançada contando as aventuras dos seus "Cinco sapinhos no sol e na chuva", livro infantil de sua autoria indicado para o público de 01 a 06 anos. O livro, que foi adotado pelo Colégio Anjos Custódios (Marialva) para ser utilizado na Educação Infantil, é altamente pedagógico e recomendado para crianças em fase de alfabetização. Coloridos e divertidos, os cinco sapinhos brincam ao som das cinco vogais do alfabeto. 

Cássia Brewer, que nasceu em Astorga, é mestre em Literatura Brasileira e professora de Língua Portuguesa. Há alguns anos dedica-se à literatura e participa ativamente dos eventos literários de Maringá e região. 

As quatro contações de histórias da manhã foram seguidas de atividades pedagógicas e nos intervalos houve espaço para o manuseio de livros de literatura infantil. Um expositor com aproximadamente 50 livros foi colocado à disposição das crianças. 

Procuramos adquirir uma gama de livros infantis de diferentes formatos. Temos livros de pano,  livros gigantes, livros com sons, com cheiro, com as mais variadas texturas e recursos táteis. Livros com orifícios na capa, de onde saem dedoches de animais e pessoas (personagens da história). Livros com apliques e com pop-ups (encaixes e dobraduras de papel, formando "esculturas" instantâneas, a cada virar de página). Entretanto, todos tem a mesma função: encantar as crianças e levá-las ao universo da leitura! Este é o principal objetivo das Tendas Literárias!


A escritora Vera Margutti na contação do clássico dos Irmãos Grimmm














A escritora Cassia Brewer e o livro de sua autoria

Cassia e Arthur: altos papos!

Livros de pano
Livros gigantes

Livros com "esculturas" encantaram a criançada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...