PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

sábado, 13 de dezembro de 2014

TORÓ LITERÁRIO: APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

O Projeto TORÓ LITERÁRIO obteve a segunda melhor nota no Prêmio Aniceto Matti, na categoria Literatura. Abaixo publico a apresentação do projeto, bem como a justificativa, dois itens que considero terem sido fundamentais na aprovação do mesmo. Bem apresentado e bem fundamentado, agora o "Toró" será realidade em Maringá. Que toda a força desse toró da apresentação (que foi real) nos inspire daqui para a frente! 

1. APRESENTAÇÃO:
“Toró” é uma chuvarada das boas!
Enquanto idealizava esse projeto, chovia torrencialmente em Maringá, exatamente no momento em que imaginava um nome para o mesmo.  Pensei numa chuva de livros, que causasse uma tempestade de ideias, que literariamente (e porque não dizer literalmente), fariam a diferença nesta cidade, onde precisamos fazer nossa parte, deixar nosso legado, o nosso quinhão de contribuições culturais para atingir a população de crianças e adolescentes, usuários das Bibliotecas Municipais e frequentadores da Praça da Catedral aos domingos.
Assim nasceu o “TORÓ LITERÁRIO”, uma série de 20 (vinte) Oficinas literárias que percorrerão as Bibliotecas Públicas Municipais (15 Oficinas) e terão ainda mais 05 (cinco) sessões em praça pública (Praça da Catedral).
Que essa chuva de livros, traga consigo uma efervescência de ideias para que avancemos nos índices de incentivo à leitura em nosso município. E quiçá, outros torós semelhantes atinjam o estado e o país. Precisamos de iniciativas como esta, para que os jovens aprendam a pensar, a ler, a opinar e a reconhecer o caminho por onde seguir. A leitura emancipa. A leitura abre caminhos e conduz à autonomia. Ler engrandece!
Que Maringá seja premiada com este e tantos outros “torós literários”!

    2. JUSTIFICATIVA
A escolha das Bibliotecas Municipais como espaço para a realização do "TORÓ LITERÁRIO" deu-se em função da UNESCO afirmar “que a biblioteca pública tem algumas missões primordiais a exercer” e cita dentre elas:
1. Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde a mais tenra idade;
2. Apoiar tanto a educação individual e autodidata como a educação formal em todos os níveis;
3. Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento criativo pessoal;
4. Estimular a imaginação e criatividade da criança e dos jovens;
5. Promover o conhecimento da herança cultural, apreciação das artes, realizações e inovações científicas;
6. Propiciar acesso às expressões culturais das artes em geral;
7. Fomentar o diálogo intercultural e favorecer a diversidade cultural;
8. Apoiar a tradição oral;
9. Garantir acesso aos cidadãos a todo tipo de informação comunitária;
10. Proporcionar serviços de informação adequados a empresas locais, associações e grupos de interesse;
11. Facilitar o desenvolvimento da informação e da habilidade no uso do computador;
12. Apoiar e participar de atividades e programas de alfabetização para todos os grupos de idade e implantar tais atividades se necessário (Fonte: SNBP, 2010, p. 23). ~
Das 12 (doze) ações listadas pela UNESCO, esse projeto atende de forma significativa a pelo menos dez delas, o que equivale dizer que o mesmo contempla 90% das ações consideradas como “missões primordiais” pela UNESCO.

Além disso, a biblioteca é um espaço cultural. É ali que encontramos o leitor, que normalmente também (em grande parte) é usuário da escola pública. É esse o público que queremos atingir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...