O Projeto TORÓ LITERÁRIO obteve a segunda melhor nota no Prêmio Aniceto Matti, na categoria Literatura. Abaixo publico a apresentação do projeto, bem como a justificativa, dois itens que considero terem sido fundamentais na aprovação do mesmo. Bem apresentado e bem fundamentado, agora o "Toró" será realidade em Maringá. Que toda a força desse toró da apresentação (que foi real) nos inspire daqui para a frente!
1. APRESENTAÇÃO:
“Toró” é uma chuvarada das boas!
Enquanto idealizava esse projeto, chovia torrencialmente em Maringá, exatamente
no momento em que imaginava um nome para o mesmo. Pensei numa chuva de livros, que causasse uma
tempestade de ideias, que literariamente (e porque não dizer literalmente),
fariam a diferença nesta cidade, onde precisamos fazer nossa parte, deixar nosso
legado, o nosso quinhão de contribuições culturais para atingir a população de
crianças e adolescentes, usuários das Bibliotecas Municipais e frequentadores
da Praça da Catedral aos domingos.
Assim nasceu o “TORÓ LITERÁRIO”, uma série de 20 (vinte) Oficinas
literárias que percorrerão as Bibliotecas Públicas Municipais (15 Oficinas) e terão
ainda mais 05 (cinco) sessões em praça pública (Praça da Catedral).
Que essa chuva de livros, traga consigo uma efervescência de ideias
para que avancemos nos índices de incentivo à leitura em nosso município. E
quiçá, outros torós semelhantes atinjam o estado e o país. Precisamos de iniciativas
como esta, para que os jovens aprendam a pensar, a ler, a opinar e a reconhecer
o caminho por onde seguir. A leitura emancipa. A leitura abre caminhos e conduz
à autonomia. Ler engrandece!
Que Maringá seja premiada com este e tantos outros “torós literários”!
2. JUSTIFICATIVA
A escolha das
Bibliotecas Municipais como espaço para a realização do "TORÓ LITERÁRIO" deu-se
em função da UNESCO afirmar “que a biblioteca pública tem algumas missões
primordiais a exercer” e cita dentre elas:
1. Criar e fortalecer
hábitos de leitura nas crianças desde a mais tenra idade;
2. Apoiar tanto a educação
individual e autodidata como a educação formal em todos os níveis;
3. Proporcionar
oportunidades para o desenvolvimento criativo pessoal;
4. Estimular a imaginação e
criatividade da criança e dos jovens;
5. Promover o conhecimento
da herança cultural, apreciação das artes, realizações e inovações científicas;
6. Propiciar acesso às
expressões culturais das artes em geral;
7. Fomentar o diálogo
intercultural e favorecer a diversidade cultural;
8. Apoiar a tradição oral;
9. Garantir acesso aos
cidadãos a todo tipo de informação comunitária;
10. Proporcionar serviços de
informação adequados a empresas locais, associações e grupos de interesse;
11. Facilitar o
desenvolvimento da informação e da habilidade no uso do computador;
12. Apoiar e participar de
atividades e programas de alfabetização para todos os grupos de idade e
implantar tais atividades se necessário (Fonte: SNBP, 2010, p. 23). ~
Das 12 (doze) ações listadas pela
UNESCO, esse projeto atende de forma significativa a pelo menos dez delas, o
que equivale dizer que o mesmo contempla 90% das ações consideradas como
“missões primordiais” pela UNESCO.
Além disso, a biblioteca é
um espaço cultural. É ali que encontramos o leitor, que normalmente também (em grande parte) é
usuário da escola pública. É esse o público que queremos atingir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário!