PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

MARINGÁ GARANTE 2015 CULTURAL!

Teatro Calil Haddad
A Prefeitura Municipal de Maringá através da Secretaria de Cultura divulgou ontem os vencedores do Prêmio Aniceto Matti, principal lei de Incentivo Cultural do Município. Aproximadamente um milhão e cem mil reais foram destinados a projetos que acontecerão em Maringá (PR) durante o ano de 2015. 

Ao todo, 24 projetos foram aprovados, resultando em oito categorias contempladas, a saber: Artes Cênicas, Artes Populares, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e Leitura, Música, Patrimônio Cultural e Projetos Culturais Iniciantes.

A categoria das Artes Cênicas foi campeã em número de projetos inscritos, consequentemente tendo o maior número de projetos aprovados, garantindo dessa forma, bons espetáculos teatrais nos diversos espaços existentes no Município. Um deles prevê apresentações em praça pública. Nessa categoria, destaco como novidade um evento de Formação e Capacitação de artistas, de iniciativa de Rachel Coelho. 

A categoria Arte Popular aprovou três projetos; Artes Visuais e Audiovisual aprovaram apenas um projeto; a categoria Música teve a aprovação de apenas dois projetos; o Patrimônio Cultural foi contemplado com dois projetos; os Projetos Culturais Iniciantes tiveram quatro projetos aprovados. 

Deixei para o final a categoria Literatura e Leitura, pois nessa eu e a amiga Vera Margutti fizemos bonito. Dos três projetos aprovados nessa categoria, Danilo Furlan obteve a melhor pontuação com o seu “Piquenique na Leitura”. Eu e Vera Margutti obtivemos respectivamente a segunda e a terceira melhor pontuação da categoria com os projetos “Toró Literário” (segunda melhor pontuação) e “Tendas Literárias” (terceira melhor pontuação). 

Toró Literário foi feito por mim e Tendas Literárias resultou de parceria (através de conversações diárias via e-mail e Facebook) com a amiga Vera Margutti, que na ocasião da elaboração do projeto estava em temporada nos Estados Unidos.

Toró Literário será realizado em sua maioria nas Bibliotecas Municipais (15 Oficinas Literárias), mas o projeto prevê ainda a realização de 05 oficinas em praça pública (Praça da Catedral). 

Já o projeto Tendas Literárias surgiu quando eu e Vera participamos o ano passado do IV Encontro Brasileiro de Poetas e tivemos um evento do Portal do Poeta Brasileiro em Campinas (SP), no Parque dos Jequitibás, chamado "Poesia no Parque". Imediatamente ficamos entusiasmadas em realizar evento semelhante no Parque do Ingá. 

O projeto foi adaptado e será realizado no entorno do Parque do Ingá, com a colocação de duas tendas onde trabalharemos nos finais de semana Oficinas de Contação de histórias e Oficinas de Poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...