PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

domingo, 2 de março de 2014

PORQUE EU VOTARIA NO SEU BLOG?



PORQUE EU VOTARIA NO SEU BLOG?
Angela Ramalho

Todos sabem que estou em campanha, pedindo votos para o meu blog que foi classificado no 1º turno entre os 100 finalistas da categoria literatura ao Prêmio Top Blog Brasil 2013, a maior premiação de blogs do país. 

Pedir votos é um ato político. Sendo assim, abordei uma pessoa que estava online no Facebook e pedi que votasse no meu blog, como faço diariamente. Ela me respondeu: Não sou de votar por votar. Porque eu votaria no seu blog? Convença-me e eu votarei!

Essa resposta me alegrou profundamente! A moça me provou que tem consciência política e sabe que um voto (mesmo que seja a um simples blog) tem que ser consciente. 

Eu disse a ela em poucas palavras que meu blog foi indicado a esse prêmio. Desconheço quem o indicou, mas presumo que o concurso tenha "olheiros" que observem os blogs em suas mais diversas categorias e repassem as informações aos coordenadores do evento, recomendando aqueles considerados aptos a participar do certame. 

Nunca tive grandes pretensões com o meu blog. Quando o iniciei, há cerca de pouco mais de 4 anos, nem sabia usar as ferramentas necessárias para torná-lo mais atrativo e/ou interessante. Não possuía conhecimento tecnológico suficiente para tal, embora hoje reconheça que a plataforma do blogger é facílima. 

Mas voltando à pergunta da minha "provável" eleitora, meu primeiro argumento foi esse: Se ele foi indicado, é porque é bom! Em segundo lugar, disse a ela que me dedico a esse blog com afinco, escrevendo com regularidade. Foram 566 postagens em 50 meses. Média de mais de 11 postagens ao mês e cerca de 03 postagens semanais. 

Depois disse a ela que abri o blog com intenção de divulgar o meu trabalho literário e faço isso sempre que divulgo meus poemas, meus livros, minhas parcerias, minhas estatísticas, meus prêmios, minhas viagens para eventos literários, meus lançamentos e reportagens divulgadas sobre o meu trabalho na mídia.  

Mas a literatura não gira somente em torno do meu umbigo e eu não seria tão egoísta a ponto de falar somente sobre mim. Abordo no meu blog noticias literárias da minha cidade. Constantemente divulgo eventos como a Semana Literária do SESC, a Semana do Escritor, os Mutirões Culturais e os lançamentos de livros de escritores maringaenses. Divulgo escritores independentes, assim como divulgo os escritores ligados à ALM - ACADEMIA DE LETRAS DE MARINGÁ. Divulgo ainda as convocações para as Conferências Municipais de Cultura e os bons projetos voltados à poesia e à literatura no Município (Projeto Autores & Ideias; "Leituras ao Vento", "Leituras ao Luar"; "Um poema em cada árvore" e o Projeto de Poesia das Bibliotecas Municipais).  

Também não fico apenas falando sobre mim e sobre o movimento cultural da minha cidade. A literatura vai além de mim e de Maringá. Meu blog noticia as bienais de livros que acontecem pelo país (Bienal do Rio, de São Paulo, de Alagoas, entre outras). Falo no blog sobre os 100 anos de Vinícius, homenageio Cecilia Meirelles, Cora Coralina, Helena Kolody, Leminski, Carpinejar entre outros. Divulgo as melhores editoras nacionais e as estatísticas dos livros nacionais mais vendidos. 

Internacionalmente falo da Feira de Frankfurt, o maior e mais importante evento literário do mundo. Falo da divulgação das minhas obras no exterior (Portugal, Argentina, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros). Falo do trabalho da Revista Eletrônica Varal do Brasil(Genebra-Suíça), da ALB - Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça, da qual participo. Falo dos poetas italianos e do importante convite feito aos poetas da ANLBBP - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro para comparecerem em evento poético/literário na Itália. 

Não bastasse isso, meu blog apresenta alguns trabalhos diferenciados, que não se veem por aí. Exemplo disso são os "Exercícios Literários" que fizeram muito sucesso, sendo compartilhados em outros blogs e até mesmo no Facebook. Outro exemplo são as "Poesias Expandidas" onde eu insiro a imagem de Cecilia Meireles por exemplo, acompanhada de um de seus versos e depois dou continuidade ao poema, com versos de minha autoria. É uma ideia um tanto audaciosa dar continuidade a um poema de Cecilia Meireles, mas entendo que a poesia hoje precisa de muita audácia e quem me conhece sabe que é uma característica da minha personalidade "peitar" desafios. 

Posso afirmar que meu blog é popular, pela quantidade de visitas que recebo, pela interatividade constante com os leitores (realizo sorteios, faço doações de livros, respondo aos comentários e constantemente as pessoas compartilham ou marcam as minhas postagens no Google+, demonstrando aceitação e concordância com o conteúdo das mesmas. A classificação do blog entre os 100 mais votados na categoria literatura por si só já é indicativo dessa popularidade. 

Quanto ao conteúdo, meu blog é focado para o público brasileiro, nas três esferas (local, estadual e nacional). Sua apresentação técnica é especifica ao assunto para o qual ele se destina, ou seja, é um blog de literatura e mantém-se fiel ao tema, ao longo dos anos. 

Meu blog tem ainda outra característica importante que é a criticidade. Aqui eu me posiciono criticamente, assumindo posições e defendendo ideias fundamentadas em argumentos. Não critico por criticar, nem costumo "marcar" pessoas por marcar, por motivos fúteis, como por exemplo uma antipatia ou coisas assim. Fundamento minhas ideias e as defendo, exercendo meu direito constitucional de livre expressão. 

As vezes me prejudico, pois recebo represálias por conta de críticas feitas por aqui. Mas não abro mão do meu direito de dizer o que penso. Gostem ou não, concordem ou não, eu faço aqui minhas reflexões, tomo minhas posições e deixo aberto o espaço para o debate. Se aqueles que se sentem atingidos por minhas críticas não comparecem e não comentam, valho-me do velho ditado: "Quem cala consente". Com isso deixo claro que meu blog tem personalidade. E não poderia ser diferente, pois este é o blog de Angela Ramalho! 

Se consegui convencer minha eleitora, acredito que posso convencer também todos aqueles que ainda estiverem em dúvida. 

Peço então aos que estiverem devidamente convencidos (ah, confesso que adoro convencer e adoro gente convencida!) que subam a página até o selo TOP 100 à direita do blog e votem ou se acharem melhor, entrem no link abaixo e votem conscientes!!!
Muito obrigada!!!

http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=11994






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...