PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MAIS UM PRÊMIO: MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO OS SERTÕES!

Medalha da Ordem do Mérito Os Sertões

Com muita honra, recebi ontem o comunicado de que fui indicada para receber a Medalha da Ordem do Mérito Os Sertões, no Grau de Oficial. A cerimônia de outorga será no dia 14/03 em evento festivo da ALB, no Rio de Janeiro. 

A importante honraria foi criada recentemente pela ALB – Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça, para comemorar o aniversário de seu ilustre patrono, o escritor EUCLIDES DA CUNHA

A ORDEM DO MÉRITO OS SERTÕES, é uma ordem honorífica que visa distinguir atos ou serviços meritórios que revelem interesse ou abnegação em favor da coletividade artística, cultural, social, humanitária e em favor da paz, no exercício de quaisquer funções públicas ou privadas. 

Juntamente com a Ordem do Mérito Os Sertões, foi criado o CONSELHO DE JULGAMENTO E OUTORGA DE HONRARIAS DA ORDEM, órgão responsável pela definição dos indicados a receberem as homenagens.

Inspirada na celebre frase de seu patrono: "O sertanejo é, antes de tudo, um forte", as honrarias materializam o espirito de força e coragem dos Homens e Mulheres de Canudos, que lutaram bravamente para defender seus ideais. Significa dizer que aquele que a ostenta é um lutador honrado, forte como o significado das palavras de Euclides. 

Destinada aos que se destacam na literatura, nas artes e na cultura através de seus incansáveis esforços, a honraria também será outorgada às autoridades e aos que apoiam, patrocinam, promovem e difundem a literatura, as artes e a cultura brasileira no Brasil e no Exterior. É também uma honraria especial, outorgada em datas ligadas ao calendário Euclidiano ou eventos festivos e especiais da ALB, podendo ainda ser outorgada a pessoas jurídicas.

A outorga das honrarias acontece através de indicação de membros da ALB ao Grão-Mestre ou Chanceler da Ordem ou ao Vice-Chanceler, que depois de análise criteriosa do extrato biográfico do indicado (a) enviarão os nomes e extratos ao Conselho para votação. O Conselho fará nova análise dos extratos biográficos dos indicados e votará dando seu parecer e indicação do Grau concedido. As decisões do Conselho são irrevogáveis. 

Abaixo, os Graus da ORDEM DO MÉRITO OS SERTÕES, começando pela honraria de maior grau que é o Grão-Colar e finalizando com a de menor grau (Cavaleiro/Dama)

1. Grão-Colar; 

2. Grã-Cruz; 

3. Grande-Oficial; 

4. Comendador; 

5. Oficial;

6. Cavaleiro e Dama;





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...