PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

OSCAR NAKASATO E SEU NIHONJIN: EXCELENTE DICA DE LEITURA

O LIVRO PREMIADO

OSCAR NAKASATO

E, quem diria, o meu vizinho de longa data "abocanhou" o "I Prêmio Benvirá de Literatura"! Oscar Nakasato nem sabia falar direito o Português quando sua família mudou-se numa casa vizinha da nossa, na Rua Osvaldo Cruz, Vila Sete, região próxima à UEM. Naquela época, todos o chamavam de "Oscaru" pois era assim que seus familiares (todos "nihonjin") o chamavam. E nós (gaijins) ríamos de suas pronúncias consideradas "erradas" e, na nossa ingenuidade, nem podíamos imaginar que éramos todos imigrantes: eles filhos de japoneses e nós, filhos de imigrantes paraibanos. E assim nossos pais ajudaram a colonizar Maringá.
Eu cresci, me tornei professora, escrevi dois livros e estou em fase de produção de um terceiro. E o meu amigo "Oscaru" tornou-se professor, doutor em Literatura e agora escritor (e dos bons!). Seu livro chegou em minhas mãos por uma amiga que precisava fazer um trabalho sobre imigração japonesa no Brasil. Eu fiquei de ajudá-la e quando abri o livro e li a dedicatória, pensei: Será ele? Quando vi a foto praticamente matei a charada: Era o "Oscaru". Lí o livro de sopetão, de um dia para outro. Não conseguia parar de ler, de tão bom! Um belo dia, encontrei Márcia, sua irmã e uma das afilhadas de minha mãe, fazendo compras no Supermercado Canção. Perguntei a ela: O seu irmão escreveu "Nihonjin?". E ela me confirmou. O livro era mesmo dele! Trocamos telefones, emails e ela me disse que "Oscaru" irá lançar o livro em Maringá brevemente. E eu vou querer ver isso bem de perto, para dar um abraço nesse meu amigo japonês (nihonjin), bom de escrita!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...