PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

sexta-feira, 25 de março de 2016

OS 03 ANOS DO JORNAL SEM FRONTEIRAS

Em meados de dezembro/2015 recebi o convite da jornalista Dyandreia Valverde Portugal, Editora-Chefe do Jornal Sem Fronteiras (Rio de Janeiro) para participar das comemorações alusivas aos 03 anos do jornal que ela edita e dirige, assessorada pelo marido Fábio Valverde Portugal. 

Dyandreia é uma pessoa que conheço há mais de 05 anos, dos diversos eventos literários dos quais participo. Sempre recebi de sua parte respeito e admiração pelo meu trabalho e a isso respondia (e respondo) com igual admiração e respeito por suas iniciativas culturais. Sendo assim, não poderia dizer não a um convite seu.

Fui informada que a comemoração era exclusiva e fechada para Colunistas, Representantes Internacionais, Parceiros Nacionais, Escritores e Poetas participantes da Coletânea Sem Fronteiras pelo Mundo e para alguns convidados escolhidos criteriosamente, uma vez que a lista de assinantes e parceiros do jornal é imensa. Essa escolha de convidados recaiu sobre quem faz acontecer a cultura em seus estados e ao mesmo tempo apoia o jornal, nele anunciando suas conquistas. 

Tenho feito acontecer a cultura em minha região, principalmente no segmento da literatura e muitos dos acontecimentos envolvendo meu trabalho literário estão estampados nas páginas do Jornal Sem Fronteiras, portanto considerei uma honra fazer parte da seleta lista de homenageados exclusivos deste evento. 

Sim, fiquei sabendo nesse convite inicial que seria uma das escritoras homenageadas, pois além das festividades e de intensa programação cultural, na ocasião seriam outorgados os seguintes Troféus: Colunistas Sem Fronteiras; Troféu Magnífico Sem Fronteiras e Troféu Imprensa Sem Fronteiras nas Categorias: Artes Plásticas, Literatura, Apoio Cultural e Autoridades Culturais.

Quem me conhece sabe que sou criteriosa em receber premiações, que não aceito premiações “compradas” e que não costumo participar de eventos nababescos em que a literatura e a cultura não são prioridade. Pois bem. O convite inicial de Dyandreia Portugal continha num dos parágrafos o seguinte texto:

“Esclareço que as homenagens concedidas pelo jornal não possuem cobrança de qualquer espécie por parte do homenageado, justificadas unicamente pelo que representa culturalmente a personalidade condecorada. Informo ainda que haverá custo apenas para os consumos com o jantar, almoço e coquetel que serão oferecidos em cada cerimônia”.


Outra coisa que considerei importante:

“As homenagens não serão entregues sob representação. Serão conferidas apenas aqueles que puderem estar presentes e a todos os que contribuíram para o sucesso de nossa publicação”


Feito isso, inteirei-me da programação, marcada para acontecer de 17 a 20 de março, na cidade de Blumenau-SC, composta por Festa de Gala de Aniversário, Visita Oficial à Biblioteca Municipal, Sarau Sem Fronteiras com uma série de Atividades Culturais, Cerimônia do Concurso e Lançamento da Coletânea Sem Fronteiras pelo Mundo, além de Passeio Cultural.


Antes de justificar a escolha pela cidade de Blumenau, farei um breve retrospecto dos aniversários do Jornal Sem Fronteiras. Como a sede do Jornal é no Rio de Janeiro, o primeiro aniversário aconteceu em grande estilo na Cidade Maravilhosa. O segundo aniversário ultrapassou fronteiras e aconteceu na romântica cidade de Veneza, na Itália. Tanto o primeiro como o segundo aniversário contaram com uma programação cultural intensa e a presença de várias autoridades, fazendo desse evento um já tradicional encontro anual de sucesso. 

Em 2016, ao completar 03 anos, o cenário escolhido para esta comemoração foi a bela cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Conhecida como a “Pequena Alemanha”, Blumenau possui características germânicas. É uma cidade turística famosa nacionalmente por sediar a maior festa alemã realizada no Brasil, a Oktoberfest. Um lugar reconhecido por sua cultura e suas tradições folclóricas, trazidas por seus colonizadores.

E para marcar ainda mais a presença catarinense, dois filhos de Gaspar (SC) foram escolhidos como anfitriões: o casal de colunistas JC. Bridon e Arlete Trentini dos Santos com sua simpatia e carisma contagiantes, recepcionaram todos os convidados presentes ao evento.
A jornalista Dyandreia Portugal e dois de seus colaboradores

Painel 

As bandeiras na mesa principal representavam
todos os estados participantes do evento

A bandeira do Paraná
No quarto do hotel encontramos um envelope personalizado e caixa com balinhas!
Exemplo de organização!
Biblioteca e Fundação Cultural
A Banda Municipal de Blumenau e à frente a responsável
pela Fundação Cultural saúda os visitantes
Cerca de 200 participantes de todo o país
A Banda Municipal deu um show à parte! 
Enquanto a maioria dos participantes assistiam a apresentação da banda,
grupos de 10 em 10 pessoas faziam doações de livros
Meus seis livros foram doados à Biblioteca Municipal e ao todo
 os participantes doaram cerca de 700 livros à Biblioteca de Blumenau

Termo de Doação

 
Restaurante Tapyocca

Almoço por adesão

 Castelo Suíço - Festa de Gala

 Interior do Castelo Suíço


Decoração




Troféu recebido na Categoria Literatura

 Troféu e certificado

Convite

Lembrança oferecida aos participantes

Certificado
Decoração e entradas

 Lançamento de Poexisto
Eu e Grecianni Cordeiro

Lançando livro acompanhada de Lionizia Goyá
e Marcia Kanitz da Embaixada da Poesia

Meu Poexisto sendo lançado em Blumenau-SC

Eu lançando meu mais recente 
livro de poesias Poexisto

 Painel de Poesias

Artesanato

 Artes Plásticas - Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Meu certificado de participação no Sarau Cultural

Oficina de Pintura em cerâmica

Painel de Poesias

Musica e declamações

Painel de Poesias

Oficina de pintura em cerâmica

 Dyandreia Portugal em arte de Lionízia Goyá

Pintura

Palestra 1 

Palestra 1 

Palestra 2

Palestra Virtual

Coletânea lançada no Teatro Carlos Gomes com apresentações musicais, 
entrega de prêmios, seguida de coquetel

Cerimônia de lançamento de Coletânea

Apresentações musicais no Teatro Carlos Gomes

Apresentações no teatro Carlos Gomes
Centro Velho - Florianópolis

Antiga sede do governo

Catedral

Lagoa da Conceição


Praia da Joaquina
Foto oficial e despedida



















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...