PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

sábado, 5 de abril de 2014

MINHA POSSE NA ALM

Aconteceu ontem, dia 04/04 às 20h, no Salão L do Bristol Metrópole Hotel, a minha tão esperada posse na Academia de Letras de Maringá. Além de mim, também foram empossados os escritores Jeferson Luiz Cadamuro Nunes e Raida Masson. A cerimônia foi simples, pautada por discursos rápidos e muito calor humano.

Na mesa principal estavam o Presidente Ademar Schiavone, o Professor Cláudio Ferdinandi, representando o Prefeito e a instituição UNICESUMAR, a Secretária de Cultura e Acadêmica Olga Agulhon, o escritor e trovador Alberto Paco, representando a UBT, a Acadêmica Jeanette Monteiro de Cnop, oradora “ad hoc” da noite e o jornalista Verdelírio Barbosa, representando a imprensa.

A Acadêmica Eliana Palma, Secretária Geral da ALM foi a Mestre de Cerimônias da solenidade de posse dos três novos acadêmicos. A sessão foi aberta e o Acadêmico Dr. João Batista Leonardo fez a oração solicitando as bênçãos de Deus sobre aquela noite (e Deus foi generoso em bênçãos!). Em seguida todos cantaram o Hino Nacional Brasileiro.

Por ordem alfabética, fui a primeira a ser empossada. O Sr. Presidente solicitou que os Acadêmicos Roberth Fabris e Nilsa Alves de Melo conduzissem eu e minha madrinha (minha mãe Lucinda Ramalho), até a mesa principal. Em seguida, como de praxe, leu parte do regulamento da casa, com o seguinte teor:

“Angela Regina Ramalho Xavier, você foi eleita como nova ocupante da Cadeira nº 03 da Academia de Letras de Maringá, que tem como patrono o escritor Alphonsus de Guimaraens, como acadêmico fundador o escritor Tadeu França e como segundo ocupante o médico Dr. José Usan Torres Brandão. Angela Ramalho, você promete cumprir o Estatuto Social, o Regimento Interno e as demais normas dessa Instituição?  Respondi: Assim o prometo!

Diante do compromisso assumido, fui declarada empossada pelo Presidente. O mesmo solicitou a minha mãe que me vestisse com o traje acadêmico.  Em seguida a Acadêmica Hulda Ramos entregou-me o Título Acadêmico. Eu e minha mãe fomos conduzidas de volta a mesa e procedimento idêntico ocorreu em seguida, com a posse dos escritores Jeferson Luiz Cadamuro Nunes e Raida Masson.

A acadêmica Jeanette Monteiro de Cnop foi designada para falar em nome da ALM, saudando os novos acadêmicos. Momento didático, objetivo e também emocionante. Jeanette explicou o que é e o que faz uma academia e em sua fala, transcreveu opiniões dos três acadêmicos a respeito de suas expectativas em relação ao trabalho daquela casa.

Na sequência e também por ordem alfabética, fiz o meu discurso, reverenciando o patrono e os dois ocupantes iniciais da cadeira 03. Jeferson e Railda falaram em seguida.

Em seguida Olga Agulhon e o Vice Prefeito Cláudio Ferdinandi fizeram uso da palavra. Para encerrar, todos os acadêmicos se reuniram em frente à Mesa Diretiva para a foto oficial.


O Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a Sessão Solene. Deixou o microfone aberto para quem dele quisesse fazer uso e convidou a todos para o jantar festivo. 

Acadêmicos Roberth Fabris e Nilsa Melo,conduzindo eu e minha mãe para a Mesa Diretiva

Minha mãe (e madrinha) me colocando a pelerine

Acadêmica recém empossada! Ao fundo, meu filho e minha nora! 

Meu título acadêmico!

Discursando na tribuna

Meu discurso reverenciou o patrono e os dois ocupantes anteriores da Cadeira 03

O Título Acadêmico em embalagem criativa

Parte de minha família na mesa reservada

Acadêmicos se organizam para a foto oficial

A foto oficial com os três novos academicos ao centro

Amizade é tudo: eu e as amigas Sarah e Emilia Simões! 

Emilia Simões, Sarah Simões, eu e o amigo Rafael
A foto oficial registrada por Ivana Martins

Acadêmicas Ivana Martins, Majô Baptistone e eu





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...