PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

domingo, 2 de setembro de 2012

VIDA DE ESCRITOR


Livro exposto na Bienal de SP 2012

VIDA DE ESCRITOR
Angela Ramalho

Escrever é um ato de coragem. Eu diria isso e acrescentaria: escrever é para os fortes!  Pessoas fracas, que não perseveram e que costumam recuar ao primeiro obstáculo, não deveriam escrever, muito menos publicar.
A princípio, alguém perguntaria: escrever para que, se ninguém lê?  E isso é uma verdade que, ao mesmo tempo, nos remete a um paradoxo: a produção editorial brasileira somente em 2010, segundo dados da Câmara Brasileira do Livro, totalizou 55 mil títulos, o equivalente a 210 obras por dia útil, em todos os gêneros. Para onde vão esses livros?
Os meus estão aqui, enquanto eu engendro mil e uma estratégias para que cheguem aos leitores. Leitores que nem são meus ainda, mas que terei que conquistar.  Esse é o maior desafio de quem publica um livro e por isso, requer coragem.
O camarada tem que ser muito “macho” como dizia meu pai, para deixar registrado num livro o seu pensamento sobre seja lá o que for. Sempre haverá alguém disposto a discordar, achar aquilo piegas ou ficar tecendo considerações sobre o porquê do autor se pronunciar desta ou daquela forma, em que momento e em que circunstâncias aquilo aconteceu. Assim como nas novelas confundem personagem e ator, na escrita confundem o autor e sua obra.
Acham que o texto é autobiográfico, que é real, que você viveu linha por linha do que está escrito. Tenho alguns poemas classificados como eróticos e/ou sensuais e já ouvi muitos comentários desse tipo, com ar de admiração e até certa malícia: Nossa você fez isso? Você fez aquilo? Curiosamente, o texto se referia à leitura de uma reportagem estampada numa revista masculina. Outros questionam: para quem você escreveu isso?
Não passa pela cabeça de certas pessoas que nem sempre falamos sobre nós, sobre o que vivemos ou fazemos. Nossa imaginação é quem vai guiar o que escrevemos e com ela seguimos rotas inesperadas!
Matamos muitos leões por dia, sacrificamos momentos de folga, viajamos, participamos de feiras literárias, antologias, concursos. Assumimos os custos de toda essa movimentação cultural, não sem antes passar por uma verdadeira maratona, que é a produção de um livro, desde você ter a ideia, escrever os textos, selecioná-los, gravar em um arquivo ou CD, escolher a editora (e nesse ponto temos que ser criteriosos, pois existem muitos picaretas no mercado), solicitar orçamento, fechar o contrato, decidir quem vai prefaciar, fazer a apresentação da obra, elaborar os textos das dedicatórias, dos agradecimentos, das orelhas (direita e esquerda) e o texto da contracapa.
Importante nessa etapa que o autor tenha uma biografia atualizada. Caso não possua, deve elaborá-la, citando os livros que publicou, os prêmios recebidos e os destaques de sua carreira. Acompanha a biografia uma foto atualizada do autor. Procuro escolher uma foto em que eu esteja bem produzida, logicamente. Mesmo assim, quando me veem no dia a dia, sem produção e eu mostro o livro, ao ver a foto inevitavelmente ouço essa frase: nossa, como você está diferente! Diferente é elogio? Se for, tá valendo! Mas se alguém pensa que a maratona acabou, que nada! Está só começando!
Depois do livro pronto, vem o lançamento e aí preparem o bolso, pois os custos são altos. Dependendo do local que escolher (se for uma livraria da moda, dessas bacanas que existem nos shoppings), só para fazer o lançamento e deixar o livro à venda, você vai arcar com cerca de 40 a 50% do preço de capa. Definido o local, é hora de organizar o cerimonial, providenciar convites, entregá-los, contratar buffet (caso esteja nos seus planos servir um coquetel), providenciar uma atração cultural, que pode ser canto, declamação de poesias ou alguém que toque musica instrumental.
Se quiser que seu livro chegue ao consumidor final acompanhado de um marcador de páginas, você deve contratar os serviços de uma gráfica e arcar com mais essa despesa. Também deve providenciar a confecção de um banner, em tamanho padrão, que ficará exposto no local do evento, com pelo menos 15 dias de antecedência, para chamar a atenção do público em geral, que pode até trazer mais gente para o seu evento, se o que você divulgar for convincente.
Muitos escritores se decepcionam com a quantidade de livros vendidos no dia do lançamento. Nesse ponto não é bom criar muitas expectativas. Tem muita gente que comparece, serve-se do buffet, te abraça, dá os parabéns e vai embora. Demonstrou consideração por você? Demonstrou! Era obrigada a comprar o livro? Não era! Então, porque a decepção? Numa outra oportunidade essa pessoa poderá comprar seu livro e até indicá-lo a alguém que se interesse por aquele gênero literário, caso ela não tenha se interessado. Tem quem goste de poesia e quem não goste. Poesia vende? Poesia não vende? São questionamentos que se ouvem aos montes. Eu digo: sempre haverá espaço para o que é bom.
Vida de escritor não é fácil. Para encarar tudo isso tem que ter paixão, determinação e coragem. Viver é assumir riscos. O máximo que pode acontecer é você perder tempo, dinheiro e ficar com estoque encalhado. Mas se não tentar, nunca vai saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...