PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

domingo, 22 de março de 2015

TENDA DA OFICINA DE POESIA 22/03/2015



Surpreendeu até a mim o resultado da Oficina de Poesia de hoje! Levei para a Tenda 50% do material de poesia, ou seja: 15 livros de poesias (adquirimos até o momento 30 livros) e 20 Sacolas Poéticas (ao todo são 40). A cada semana revezo os livros e sacolas, para que não sejam sempre os mesmos. Apesar de destacar os "Poetas do Dia" (03 nacionais e 01 local), as crianças acabam manuseando as demais sacolas, procurando novidades. 

Os Poetas do Dia de destaque nacional hoje foram: Sérgio Capparelli, Marion Cruz e Léo Cunha. Como poeta e autora de livros infantis e infantojuvenis, fui hoje a poeta destaque local. 

Preparei duas atividades para cada poeta destacado e de cada uma delas imprimi dez cópias, totalizando 80 cópias. Sobraram apenas 10 cópias de atividades que preparei para adolescentes, caso houvesse público nessa faixa, o que não aconteceu. O público das Tendas é predominantemente infantil. Calculo que mais de 50 crianças passaram pela oficina, pois algumas fizeram duas atividades: uma para fixar no Varal e outra para levar para casa. As sacolas dos poetas destaques do dia ficaram vazias ao final da oficina e teve criança que trabalhou atividade de Vinicius de Moraes, por opção (gosto pessoal), uma vez que as atividades dos poetas do dia haviam terminado. 

Uma coisa que me alegrou hoje: Desde a 1ª oficina faço o Varal de Cordel mas nunca ninguém se interessou por essa modalidade de poesia popular, que é comum na região nordeste. Na Oficina de hoje, três famílias leram histórias de cordel para os filhos, sentadas nos banquinhos coloridos ou no tapete de EVA. Cena linda e que muito me emocionou, pois sou filha de cordelista! 

O destaque na leitura e manuseio de livros de poesia hoje foi para o livro de Marion Cruz "Cadê o prato preto do pato Pedro?" que "bombou". Eu li para as crianças, pais leram para os filhos, as crianças manusearam enfim, texto e ilustrações fantásticas agradaram em cheio aos pequenos! Como eu tinha somente um exemplar, foi passando "de mão em mão" e só parou na estante quando eu o coloquei lá, no inicio da oficina e fotografei. 

Léo Cunha: Preciso adquirir livros seus, urgente! O texto "Mãos de Poeta" ilustrado com a imagem da fada não deu para quem quis! Quando acabaram as cópias impressas da sua atividade, eu dizia assim para os pequenos: agora só tenho a “Margarida Exibida” (texto do Marion) que logo acabou também! 

Depois explorei "O buraco do tatu" do livro "111 poemas para crianças" de Sergio Capparelli. As crianças coloriram o tatu e fizeram tentativas de produção de versos. O tatu do texto de Sérgio cava buracos e vai para tudo que é canto. Propus o desafio de continuarem a poesia de Sergio Capparelli, trazendo o tatu para Maringá. Levei uma relação de palavras que rimam com Maringá e outra relação contendo verbos de ação, para ajudar na composição dos versos. Três crianças com a ajuda dos pais, conseguiram produzir versos e venceram o desafio! 

Minha "Galinha Penosa" foi desenhada, pintada, lida, interpretada. Tive que dar uma mãozinha, pois o texto parece simples, mas não é. Nele eu faço uso da polissemia e a palavra "pena" aparece no texto com três significados: pena (de dó), pena (da galinha) e pena (de caneta). Essa última foi difícil de explicar, pois sou do tempo em que se usavam canetas com pena (canetas tinteiro). Hoje as crianças só conhecem Bic Cristal e olhe lá. Tempos modernos!

Estimativa de público hoje: 50 crianças na Tenda de Poesia e 150 crianças na Tenda de Contação de Histórias, totalizando 200 crianças acompanhadas de pais e/ou responsáveis. Público record até agora! 

POETAS DO DIA:

Angela Ramalho - Destaque Poeta Local

Léo Cunha: Destaque Poeta Nacional

Marion Cruz: Destaque Poeta Nacional

Sérgio Capparelli: Destaque Poeta Nacional



FOTOS DA OFICINA:
Ainda não tenho as fotos tiradas pela fotógrafa profissional que cobre as oficinas. Essas fotos foram feitas por mim, rapidamente, entre uma atividade e outra. 
Banner da oficina
Livros de Poesia 1
 Livros de Poesia 2
Livros de Poesia 3

    
As sacolas dos três poetas do dia!
Minha "Sacola Poética"

As sacolas vazias, ao fim da Oficina!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...