No dia 21 de setembro, em que se comemora o Dia da Árvore, uma rede poetas, educadores, estudantes, agentes culturais e sociais se mobilizaram em todo o país, para levar a poesia aonde o povo está. Nessa data, realizou-se o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional), que aconteceu simultaneamente em 83 (oitenta e três) cidades brasileiras, iniciativa que utiliza as árvores como suporte e forma de incentivar a leitura.
Em Maringá, a ação foi realizada na Praça Napoleão Moreira da Silva (praça das Lojas Pernambucanas), e teve início à partir das 8h30 permanecendo os poemas nas árvores até o fim da tarde, sob a organização do professor e poeta Marco Hruschka.
A iniciativa existe nacionalmente desde agosto de 2010, idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia na cidade de Governador Valadares - Minas Gerais. Foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana.
Abaixo, fotos da minha participação no evento em Maringá-PR.
Eu e o escritor Roberth Fabris, na banca de jornal, nos abrigando da chuva! |
Meu poema, feito em homenagem às árvores de Maringá |
A chuva veio pela manhã e deu um trégua à tarde, mas não foi empecilho à realização do evento. |
Meu poema fixado no tronco da árvore! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário!