PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

sábado, 15 de junho de 2013

MENTIRA TEM PERNAS CURTAS




MENTIRA TEM PERNAS CURTAS
                                                                                                                            Angela Ramalho

- O que são 0,20 centavos? Perguntarão aqueles que veem as coisas pelo lado mais simples. Sim, pois num país que não investe em educação, nem todos pensam. Ou melhor, nem todos pensam críticamente. 
A questão é mais abrangente do que os míseros 0,20 centavos pagos a mais no transporte urbano. O serviço oferecido não é de qualidade, serve apenas para aumentar os lucros das concessionárias e/ou acionistas e o povo que se dane! Brasileiro não reage mesmo, são todos um bando de panacas, então vamos subir o preço. Afinal, o que são 0,20 centavos?
Acontece que paciência tem limite. Ninguém é obrigado a pagar por um sistema falido, para dar lucro a x ou y.
Polícia que funcione para garantir segurança à população não existe. Mas na hora que essa mesma população desassistida cobra seus direitos, dá-lhe cacetadas, jatos d’água, gases lacrimejantes, balas de borracha, xilindró. Pensam que assim os impedirão de demonstrar a revolta latente em cada manifestante que cobra não apenas um transporte digno, mas melhorias de toda ordem na educação, saúde, habitação, segurança. Na Avenida Paulista e em tantas avenidas por esse Brasil afora, estão aqueles que querem o fim da impunidade, da corrupção e da desordem, entre outras coisas.  
Para bater no povo usam braço de ferro, mas não sabem usar esse mesmo braço de ferro para combater a corrupção, para deter os desmandos dos maus governantes, para evitar a roubalheira que não cessa, para colocar a máquina pública nos eixos a serviço do povo. Somos nós que pagamos altos impostos, somos nós que custeamos a farra com o dinheiro público, somos nós que com o nosso suor e trabalho levamos esse país adiante, então queremos a nossa parte, queremos nossos direitos respeitados e serviços públicos de qualidade.  
A determinação de um povo indignado não se cala assim. A luta por uma sociedade mais justa custa caro. Custa vidas humanas, custa o desgaste causado pela violência e arbitrariedade, custa passar por cima de toda a humilhação sofrida, por entender que a luta vale a pena. Essa luta vale muito! Vale a nossa dignidade e isso 0,20 nenhum paga!
As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre acenderam o estopim e como o fogo da indignação se espalha em proporções gigantescas, mais manifestações foram realizadas e outras foram marcadas para a próxima semana em cerca de 14 estados. Cidades como Florianópolis, Joinville (SC), Brasília, Viçosa (MG), Juiz de Fora (MG), Uberlândia (MG), Manaus, Natal,  Santos (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP), Belém, Santarém (PA), João Pessoa (PB), Foz do Iguaçu (PR), São Luís, Belo Horizonte, Goiânia, Duque de Caxias (RJ), Recife, Curitiba e Maringá (PR) aderiram à onda de usuários insatisfeitos em todo o país.
O apoio às manifestações pela melhoria no transporte coletivo, agora nomeado como Manifesto Nacional, chega às ruas para lutar também por outras reivindicações: liberdade, direitos, cidadania.
Chega a ser irônico saber que pessoas presas em São Paulo foram acusadas por “formação de quadrilha” enquanto as quadrilhas governamentais assaltam o povo, sem que nada lhes aconteça. Jornalistas sendo detidos, ameaçados e agredidos por estarem a trabalho, cobrindo as manifestações. Não se pode mostrar nada, não é bom que outros vejam e se estimulem a aderir. Mostra-se apenas o que se pode ver sob a ótica da Globo.
Vivemos um país de mentiras, mas os poderosos se esqueceram da velha máxima: mentira tem pernas curtas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...