PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

sábado, 3 de março de 2012

A PRIMEIRA REFERÊNCIA LITERÁRIA

O livro "Poeminhas Dedicados"

        Em tempos de blogs e e-books, ainda há quem se aventure a publicar um livro solo nos moldes tradicionais: aquele em papel, que você pode pegar, folhear, deixar na cabeceira, levar na bolsa para ler enquanto está no ônibus, metrô, etc.
Falo aqui em publicar, mas na verdade, no meu caso trata-se de autopublicação. Escritor independente “se banca”, consequentemente “se publica”.
Pechincho daqui, pechincho dali, até encontrar um orçamento que se ajuste às minhas possibilidades e que ofereça ao leitor um produto de qualidade. O conteúdo? Bem, modéstia à parte, eu sei que vai ser bom. E sei disso porque eu mesma escolho os textos pelo critério mais natural desse mundo: tenho que gostar do que li! E se eu gostar (e olha que sou chata, crítica feroz de mim mesma) os outros também vão gostar... (assim espero).
Livro tem que ser feito assim: com zelo, com carinho! E quem for manuseá-lo tem que perceber isso nos pequenos detalhes.
Não faço livros para ficarem estocados em uma estante, comendo pó. Faço para que sejam lidos. Se vendo alguns, ótimo! Fico feliz em saber que uns poucos estão sendo comercializados. Mas gosto mesmo é de oferecer gratuitamente a quem gosta de ler. Isso me dá uma alegria sem fim!
Ontem autografei um livro para presentear uma criança que completará 10 anos por esses dias.  A mãe o encomendou pela internet e como é vizinha de uma professora que trabalha comigo, mandou o livro através da mesma para que eu autografasse. 
Nem preciso dizer que ganhei o dia! Fiquei emocionada em pensar que vou ser a primeira referência de leitura na vida dessa criança. Olha que responsabilidade!  O que uma criança nessa idade ler, se ela gostar, será referência de leitura para a vida toda! Ainda mais assim, sendo oferecido pela mãe, como presente de aniversário!
Lembro-me perfeitamente do primeiro livro que li. Era um livro de poesias de J. G. de Araújo Jorge. Chamava-se “Poemas do amor ardente” e minha irmã mais velha o havia emprestado de uma amiga. Li todos os poemas de uma só feita e reli muitas vezes. Foi então que me apaixonei verdadeiramente pelos sonetos, pelo lirismo que emanava naquelas rimas de métricas perfeitas e que encantavam as leituras das minhas tardes de adolescência.
Fico aqui torcendo e desejando boa leitura à Isadora, que vai ler pela primeira vez meus “Poeminhas Dedicados”. E que ela mergulhe fundo por esse mundo fantasioso da palavra escrita e viaje naquelas páginas até onde sua imaginação permitir. Formar um leitor para mim significa ajudar a formar um cidadão! Dedico então a esta pequena cidadã, os meus "Poeminhas Dedicados" desejando que além de uma boa leitura ela tenha também um feliz aniversário!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...