PATRÍCIA é jornalista e assina POETA. Eu sou ANGELA, Pedagoga e assino RAMALHO (o que não deixa de ter também a sua poesia). Fico pensando como seria divino assinar "Poeta" depois do nome. Até fiz uma poesia sobre isso! Esse blog é um espaço onde brinco com as palavras, fazendo aquilo que gosto. E o que eu gosto mesmo é de fazer poesias! Portanto, embora não seja PATRÍCIA, eu sou POETA!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MATÉRIA ASSINADA POR MIM SOBRE O PRÊMIO LITERARTE


CERIMÔNIA DE OUTORGA DO
“PRÊMIO LITERARTE DE CULTURA 2012”
Curitiba/PR


Angela Xavier *



Não é um “Jabuti”, mas o “PRÊMIO LITERARTE DE CULTURA 2012”, cuja cerimônia de outorga aconteceu nos dias 04 e 05 de fevereiro, na cidade de Curitiba, superou as expectativas daqueles que assistiram, pela primeira vez, a cerimônia glamourosa e impecavelmente organizada pelo “staff” da LITERARTE – ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS PLÁSTICOS, liderados pelas competentes escritoras e anfitriãs,
Izabelle Valladares e Dyandreia Portugal. 

Fábio Valverde, Dyandreia Portugal, Izabelle Valladares e Cristiano Felix

Dividido em duas categorias: ARTES PLÁSTICAS E LITERATURA, os organizadores selecionaram, através de uma comissão de avaliação, os melhores currículos daqueles escritores e artistas plásticos que foram indicados ou se inscreveram através do site do GRUPO LITERARTE (http://www.grupoliterarte.com.br/). 

Foram homenageados 25 artistas plásticos e 50 escritores, totalizando 75 artistas, representantes dos mais diversos estados brasileiros: Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul, além de representantes internacionais (Alemanha).


 Premiados de 2012 na Categoria Artes Plásticas

Premiados de 2012 na categoria Literatura

O evento, realizado no Hotel Nikko, contou com uma vasta programação, iniciada no sábado (04/04) com aABERTURA OFICIAL e as boas-vindas aos homenageados. Na sequência, houve a abertura da EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS, seguida do lançamento oficial do CATÁLOGO ARTÍSTICO-LITERÁRIO LITERARTE 2012, que será distribuído gratuitamente em feiras literárias, bibliotecas, academias e associações culturais e também, no mês de março, em vários países da Europa.

 Parte da Exposição de Artes Plásticas

1º Edição do Catalogo Artístico Literarte

Ainda no sábado, houve a Cerimônia de POSSE OFICIAL DOS CONSELHEIROS DA LITERARTE, em que tomaram posse: Betty Silbertein (Escritora, Revisora e Tradutora oficial da Literarte); Iris Berlinck (Consultora Cultural e Marchand); Juçara Valverde (Presidente da ABRAMES - Academia Brasileira de Médicos Escritores); Margot Weide (Escritora residente na Alemanha); Messody Ramiro Benoliel (Presidente da Academia Brasileira de Trovas-RJ); Nilza Athayde (Presidente da Academia Brasileira de Meio Ambiente) e Vera Figueiredo (Diretora Cultural da Liga de Defesa Nacional, ADESEG e ABRAMIL). 

 Conselheiros Empossados

Em seguida à posse dos Conselheiros, houve a entrega da MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES às autoridades do estado presentes, como: Carlos Eduardo Cantarelli (Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Elizabeth Seraphim Prosser (Doutora, pesquisadora e mestre em História da Arte/Música, Educação e Meio Ambiente), Osmar Carboni (Presidente da APAP/PR - Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná) e Roberta Storelli (Presidente da Fundação Cultural de Curitiba). Ainda recebendo a Moção, estiveram presentes grandes nomes da mídia que propagam a cultura: Luiz Geraldo Mazza (Jornalista e Radialista da CBN – Curitiba), Kátia Velo (Colunista Cultural do Jornal Metrópole), Ivo Hugo Döhl (Comunicador da Rádio Princesa de Xanxerê e do Jornal Gazeta Regional Oeste SC) e Claudia Cozzella (Apresentadora do Programa de TV Acontece Curitiba).

Autoridades recebendo a Moção de Aplausos e Congratulações

Componentes da Mídia recebendo a Moção de Aplausos e Congratulações

Após as posses e homenagens, houve um intervalo para um delicioso coffee break. O ponto alto do evento foi a CERIMÔNIA DE GALA com entrega do “PRÊMIO LITERARTE DE CULTURA 2012” aos laureados (Veja a lista completa dos homenageados em http://premioliterartedecultura2012.blogspot.com/2012/01/escolha-dos-homenageados-se-deu-perante.html), que terminou com um JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO na
Churrascaria Marumby.


 
Flagrantes da Cerimônia

Flagrantes do Jantar de Confraternização na Churrascaria Marumby

No domingo (05/02) pela manhã, escritores e artistas encontraram-se na recepção do hotel para o PASSEIO TURÍSTICO CULTURAL na JARDINEIRA LINHA DE TURISMO, que percorre os principais pontos turísticos da nossa linda capital, como Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer (o maior da América Latina), Rua 24h, etc.! 

Flagrantes do passeio Cultural

Às 16 horas, foi realizado o CHÁ LITERÁRIO, com lançamento de livros dos escritores participantes. O mesmo foi seguido de coffee break onde os escritores e artistas puderam realizar as trocas de contatos (cartões, catálogos pessoais, folders, portfolios). Somente quando todos os escritores e artistas concederam entrevistas para o Programa de TV “Sem Fronteiras”, apresentado por Dyandreia Portugal, deu-se por encerrado o evento. 

Flagrantes do Chá Literário

Flagrante do momento do Chá

Gravação do Programa de TV "Sem Fronteiras com Dyandreia Portugal"

Sem dúvida, esse foi um acontecimento para ficar na história cultural de nosso país e para marcar definitivamente o nome da LITERARTE como uma associação que realmente faz a diferença no sentido de divulgar e valorizar o escritor e o artista plástico nacional. 

Não é um "Jabuti", mas tem tudo para sê-lo. E se depender da Diretoria e dos associados da LITERARTE, essa outorga fará tanta história quanto!
Quem viver, verá!


* Angela Xavier é associada da LITERARTE. Paranaense, é escritora, com diversos livros publicados. Foi uma das homenageadas, recebendo o “Prêmio Literarte de Cultura 2012”, por seu desempenho literário. E foi convidada a fazer esta matéria sobre o evento.
Angela Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...